Uma mensagem anônima foi recebida recentemente pela Russian Railways ameaçando explodir estações se 50 bitcoins não forem entregues. A polícia está investigando o assunto.
Uma entidade anônima está ameaçando as Ferrovias Russas com extrema violência se elas não pagarem 50 BTC. A estranha mensagem que fez as demandas foi recentemente relatada pela polícia em St. Petersberg e está sendo considerada uma ameaça credível. A carta diz que, se o pagamento exigido não for entregue, os atacantes explodirão as estações ferroviárias “no ar” usando quadrocopters em 5 de novembro.
A ameaça terrorista pode muito bem ser uma farsa, mas a polícia não está se arriscando. Eles estão verificando as estações em São Petersburgo e no Aeroporto Pulkovo em busca de explosivos. Até agora, nada suspeito foi relatado. Nenhum dos locais foi evacuado. A Russian Railways ainda não comentou a ameaça.
A trilha de papel da carta é difícil de rastrear, relata uma fonte russa local de São Petersburgo. O endereço IP da mensagem parece estar registrado em uma empresa de telecomunicações e o local do terrorista permanece indescritível. Os 50 BTC exigidos são uma quantia relativamente modesta em comparação com a maioria dos outros casos de extorsão de alto perfil. 50 BTC nos preços de hoje sai em torno de US $ 458.000 ou cerca de 30 milhões de rublos. A mensagem também exigia que os 50 BTC fossem enviados para muitas carteiras diferentes.
Ameaças on-line que exigem criptomoeda como pagamento de resgate aumentaram recentemente. No início deste ano, a Baltimore foi atingida por um ataque de ransomware de alto perfil, em que maus atores exigiram uma recompensa no Bitcoin. O resgate totalizou cerca de US $ 100.000 na época, mas a cidade recusou. O ataque acabou custando milhões de dólares em danos.
Na sua opinião, caso seja de fato comprovada que a ameaça é real, a justiça russa deveria pagar ou tentar reagir? Deixe nos comentários a sua opinião! Aproveite para compartilhar com a gente no Twitter!
Imagens cortesia da Shutterstock.