O gigante bancário Société Générale usará a Tezos para testar uma moeda digital de banco central (CBDC) para a França.

Este é o primeiro teste significativo de um CBDC na Europa. O banco central da França tem pressionado para que a república seja o primeiro país da Europa com tal moeda.

Experimentos de laboratório

Em um comunicado à imprensa na manhã de terça-feira, 15 de setembro , Nomadic Labs, uma organização de pesquisa e desenvolvimento da Tezos, anunciou que lideraria os experimentos do CBDC com base no blockchain da Tezos. Isso acontecerá em conjunto com a Société Générale – Forge, uma subsidiária do terceiro maior banco da França.

Nomadic Labs não trabalhará sozinha. Forge é uma startup, dedicada a blockchain e moedas digitais. A colaboração envolverá várias entidades, no entanto. Nomadic Labs disse:

Um pool de provedores e consultores de tecnologia – que inclui Nomadic Labs (um dos maiores centros de pesquisa e desenvolvimento no ecossistema de Tezos) – participará do projeto, contribuindo com sua expertise tecnológica.

Por que a Tezos

Tezos não é uma pequena empresa. No momento em que este artigo foi escrito, seu valor de mercado era de quase US $ 2 bilhões. A plataforma usa Prova de Participação, tem contratos inteligentes e permite alguma governança da comunidade. O CBDC francês se concentrará no acerto de contas entre bancos e provavelmente irá capitalizar sobre essas capacidades.

No entanto, o projeto Tezos tem muita polêmica. Em agosto, concederam liquidação de $ 25 milhões aos primeiros investidores da OIC que perderam dinheiro.

Namoro de longa data?

Societe Generale segue a Tezos há 2 anos | Fonte: Reddit

No início deste mês, o Banque de France revelou que iria testar um CBDC e tinha candidatos incluindo Nomadic Labs e Tezos em mente. Em dezembro de 2019, François Villeroy de Galhau, governador do banco central, reiterou o desejo de estar na vanguarda da pesquisa do CBDC.

Ele citou a necessidade de pagamentos internacionais fáceis dentro da Comunidade Europeia. O anúncio do Nomadic Labs agora o torna oficial.

No dia 14 de maio de 2020, a Société Générale – Forge liquidou uma transação bancária usando moeda digital pela primeira vez . Olhando mais para trás, no entanto, parece que o Société Générale está de olho na Tezos há algum tempo.

De acordo com um Postagem no Reddit do usuário Elorpar, o Twitter do Société Générale segue a Tezos há pelo menos dois anos.

O Banco da Inglaterra também anunciou recentemente que está meditando sobre como usar stablecoins e blockchain para criar um CBDC. Os bancos centrais devem acelerar a pesquisa de blockchain.