Venezuela processa ingleses por ouro contra o coronavírus

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • BC da Venezuela está processando o Bank of England

  • Motivo é o acesso às reservas de ouro venezuelanas para o combate ao coronavírus

  • Embargo americano é tido como o principal entrave do imbróglio

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Banco Central da Venezuela processa Bank of England sobre reservas de ouro. Países lutam há algum tempo sobre o tema. Assim, o valor total do valor pretendido pelos venezuelanos chega a U$ 1 bilhão. Motivo é o combate ao coronavírus.



O Banco Central da Venezuela está processando o Bank of England (BOE), que é o Banco Central da Inglaterra.

A causa, segundo os Venezuelanos, é o acesso a aproximadamente U$ 1 bilhão (€ 930 milhões) em reservas de ouro pra enfrentar o coronavírus.



Ainda, vale ressaltar que a disputa já ocorre há algum tempo.

Inclusive, há influência do governo americano na jogada político-financeira.

Banco Central da Venezuela processa Bank of England

Oficialmente, o motivo da disputa é o acesso das reservas para o combate ao novo coronavírus (COVID-19).

O ouro venezuelano está depositado no Bank of England porque esse é um dos locais mais seguros do mundo para acomodar tais reservas.

Segundo dados da BBC, aproximadamente 400.000 barras de ouro venezuelanas estão na posse dos ingleses.

Dessa maneira, diversos países utilizam o BOE para guardar as suas reservas nacionais de ouro.

Porém, o que está impedindo o BOE de vender as reservas e repassar o dinheiro aos venezuelano é um embargo promovido pelos EUA.

Embargo dos EUA impede a transação

Os EUA não reconhecem o atual governo de Nicolás Maduro como legítimo.

Assim, em 2019, o governo americano recomendou aos bancos de todo o mundo que “não troquem ouro, petróleo ou quaisquer outras commodities” com o governo fraudulento.

Um dos únicos países a continuar trocando esses ativos com a Venezuela é o Irã. Recentemente, os países montaram uma megaoperação para enviar ouro da Venezuela para o Irã.

Contudo, as reservas venezuelanas estão ficando escassas, já que o país está em profunda crise social, política e econômica há vários anos. Por isso, os venezuelanos precisam de moeda fiduciária.

Para conseguir acesso ao dinheiro, a Venezuela está propondo que os fundos sejam canalizados pela ONU, a fim de garantir a aplicação correta do dinheiro.

Disputa com o Bank of England vem desde 2018

Embora o novo coronavírus seja tido como o motivo da retirada do ouro pela Venezuela, essa não é a primeira vez que o país tenta remover o ouro da Inglaterra.

Isso porque, desde o final de 2018, o governo de Maduro tenta recuperar as reservas de ouro guardadas em solo inglês.

No entanto, já naquela época, o BOE se recusou a aceitar o pedido. A principal razão, de acordo com os especialistas, foi a eleição fraudulenta que reconduziu Maduro ao poder, em 2018.

Após as eleições, Juan Guaidó se proclamou o presidente interino da Venezuela. Assim, ele foi apoiado por mais de 50 países, incluindo os EUA e a Inglaterra.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Nicolas se formou em Direito pela Universidade Federal do Paraná e é pós-graduado em Gestão de Negócios Internacionais. Atualmente, cursa Jornalismo na FAPCOM. Escreve sobre economia, política e história há alguns anos. Em 2017, após entrar em contato com a tecnologia blockchain, se entusiasmou com o seu potencial e passou a estudar as aplicações da tecnologia aos diversos setores da economia. Seu foco está em discutir as melhores maneiras de alavancar o desenvolvimento nacional através do uso do blockchain e das criptomoedas.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá