Venezuelanos vão usar blockchain para votar em plebiscito de Guaidó contra eleições legislativas

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • A eleição da Assembleia Nacional da Venezuela deste domingo é vista como fraudulenta pela oposição

  • Guaído está promovendo no país um plebiscito para questionar legitimidade do processo eleitoral

  • A consulta pública será feita através de aplicativo que registra votos em blockchain

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Neste domingo, as eleições legislativas na Venezuela deram vitória ao partido de Nicolás Maduro. A oposição, liderada por Juan Guaidó, boicotou a votação e agora vai usar Blockchain para promover novo plebiscito.



As tensões políticas na Venezuela tomam novas proporções com o resultado das eleições da Assembleia Legislativa que aconteceu neste domingo (6). Foram eleitos 277 novos deputados no país vizinho que tomam posse no dia 5 janeiro de 2021.

A aliança de partidos governistas chamado Grande Polo Patriótico (CPP), aliados de Maduro, obteve 67,7% dos votos e terá a maioria das cadeiras na Assembleia Nacional.



De acordo com o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), 5,2 milhões de pessoas participaram das eleições. O número é baixo e revela uma abstenção de 69% dos eleitores venezuelanos.

A oposição liderada por Juan Guaidó boicotou a eleição porque Maduro proibiu que certos partidos e políticos, contrários ao governo, pudessem concorrer. Além disso, impediu que órgãos internacionais fiscalizassem a regularidade do processo eleitoral.

A alta abstenção e o boicote da oposição coloca em dúvida o processo eleitoral do país, já criticado de fraudulento em diversos outros momentos, inclusive na própria eleição que elegeu Maduro presidente em 2018.

O resultado deste domingo tira de Guaidó o único poder que ele ainda tinha como líder da Assembleia Nacional do país.

Com a perda da oposição da Assembleia Nacional, Maduro toma agora o controle total de todas os órgãos do país.

Blockchain será usada em plebiscito

Nesse cenário, a oposição tenta reverter o resultado desfavorável ao promover um novo plebiscito. A consulta composta por três perguntas quer saber se a população reconhece a legitimidade do processo eleitoral de domingo. 

O plebiscito começou nesta segunda-feira e vai até o dia 12 de dezembro.  A população pode escolher se vota de forma presencial ou virtualmente.

A votação virtual vai ser feita através da plataforma norte-americana Voatz, que registra os votos utilizando blockchain.

A tecnologia das criptomoedas vem para dar segurança ao processo. Uma vez que os dados registrados em blockchain são imutáveis e podem passar por uma auditoria simplificada.

Voatz é um dos aplicativos de celular mais populares para votações. Inclusive, foi utilizado nas eleições presidenciais dos EUA deste ano.

Dessa maneira, o app possibilitou que militares que não estavam no país, votassem em seus candidatos pelo celular. Além disso, alguns estados norte-americanos já haviam utilizado o app em eleições de conselhos municipais. 

No entanto, a plataforma da Voatz foi criticada em fevereiro deste ano por uma pesquisa da MIT. O relatório alega que o aplicativo apresenta diversas vulnerabilidades e possui uma ‘transparência limitada’, o que a empresa nega.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Saori Honorato é jornalista e para o BeInCrypto escreve sobre os principais acontecimentos do universo das criptomoedas.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá