Viabilidade de Bitcoin é Fortalecida com a Imposição de Limites de Dinheiro

Compartilhar Artigo

O Conselho do Ministro Italiano continua travando sua guerra contra o dinheiro, com a última ratificação reduzindo o valor máximo permitido para pagamentos em dinheiro. Isso pode levar ao aumento do uso do Bitcoin no país.



Os funcionários atuais estão reprimindo o uso de dinheiro e reduziram o limite máximo para pagamentos em dinheiro de € 3.000 para € 2.000 a partir de 2020 e 1.000 Euros a partir de 2022.

Em seu movimento para tornar a Itália sem dinheiro, a nova provisão também inclui multas de 30 euros para os varejistas que se recusam a aceitar pagamentos com cartão de crédito ou débito. A motivação por trás das medidas adotadas recentemente inclui razões bem conhecidas, como a minimização da sonegação de impostos e a abolição da economia informal.



Esses tipos de medidas representam obstáculos adicionais para indivíduos que podem se envolver em esquemas de sonegação fiscal, mas definitivamente não estão impossibilitando isso.

A guerra contra o dinheiro

No entanto, a narrativa mais pertinente parece ser que os governos estão tentando limitar o uso de dinheiro para manter o controle sobre o dinheiro e como seus cidadãos podem usá-lo. O dinheiro é a forma definitiva de dinheiro privado – qualquer pessoa pode usá-lo em uma transação direta e simples, sem que seja rastreado ou restrito.

Com uma limitação cada vez maior do dinheiro, as pessoas serão basicamente forçadas a reter e usar a forma digital, geralmente realizada em bancos, empresas de tecnologia e pagamentos. Em um mundo em que toda transação deve ser eletrônica e rastreável, a influência de grandes bancos, corporações, empresas de tecnologia e governos sobre o fluxo de dinheiro será ilimitada.

A insistência em eliminar dinheiro também está alinhada com o planejamento central europeu de introduzir taxas de juros negativas. Este tem sido um tópico controverso entre especialistas e muitos acreditam que isso representa uma política perigosa para a economia. No entanto, enquanto houver dinheiro, não há como impedir que os depositantes retirem seu dinheiro do banco e o armazenem longe dos efeitos erosivos das taxas de juros negativas.

Bitcoin, o barco salva-vidas

Nascido como uma resposta à administração irresponsável da política monetária por parte dos governos, O Bitcoin está cada vez mais atraente como uma forma de dinheiro. Como uma criptomoeda, o ativo permite que seus usuários façam o que podem com dinheiro e muito mais – realizem qualquer transação com qualquer pessoa, sejam rastreáveis ​​e até tenham alcance global.

No ano passado, os governos prestaram atenção ao que as moedas digitais podem alcançar e muitos iniciaram seu próprio desenvolvimento. A União Européia está considerando emitir uma moeda digital do banco central; enquanto o banco central chinês deve pilotar sua própria versão de uma moeda digital.

A luta pelo poder é evidente, e os bancos centrais não querem perder o controle sobre o suprimento de dinheiro. Caso o controle dos governos sobre os fundos e as economias de cada indivíduo ultrapasse um limite inaceitável, existe um bote salva-vidas no Bitcoin para todos.

Qual a sua opinião sobre esse tipo de restrição? Acredita que isso pode beneficiar o Bitcoin e outras criptomoedas? Deixe nos comentários a sua opinião! Aproveite para compartilhar no Twitter e no Facebook!


Imagem cortesia do Twitter, Shutterstock.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Lucas é formado em administração com foco em empresas. Iniciou sua carreira como analista de investimentos para bancos focados no segmento. Após adquirir experiência, em 2015 fundou sua própria startup, focada em gerar tecnologias de segurança para transações financeiras. Concomitantemente, desenvolve seu trabalho e conhecimento financeiro atuando no BeInCrypto, através de análises do setor financeiro de criptomoedas e novas avaliações de novas tecnologias Blockchain pelo mundo.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá