Vitalik chama XRP de shitcoin depois de Ripple acusar BTC e ETH de criptomoedas “controladas pela China”

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • A Ripple pode estar prestes a ser processada pelo governo norte-americano.

  • O CEO da Ripple diz que a ação é um ataque à inovação americana e afirmou que o Bitcoin e Ethereum são controlados pelo governo chinês.

  • Vitalik Buterin, fundador do Ethereum, respondeu a crítica e chamou a XRP de shitcoin.

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Em meio a ameaça da Ripple ser processada pelo SEC, a tensão entre os fundadores das criptomoedas XRP e ETH parece se intensificar nesta terça-feira (22).



Vitalik Buterin, um dos criados da rede Ethereum, não deixou barato uma declaração da Ripple que diz que as duas maiores criptomoedas do mundo por capitalização de mercado, Bitcoin e Ether, são “controladas pela China”.

A declaração veio ontem depois que Brad Garlinghouse, CEO da Ripple, afirmar que a Securities and Exchange Commission (SEC), a CVM norte-americana, está preparando um processo contra a emissão de XRP pela empresa.



A interpretação da SEC seria de que XRP são títulos não licenciados, ao invés de apenas criptomoedas. Ao site Fortune, Garlinghouse disse que isso é “um ataque a toda a indústria de criptomoedas e à inovação americana.”

Conforme um documento divulgado pela Ripple para refutar as acusações da SEC, a empresa parece apelar ao nacionalismo. Entre os argumentos, afirma que a SEC não deveria processar a Ripple por motivos políticos. Isso porque a Ripple é uma iniciativa 100% norte-americana, enquanto o bitcoin e o ethereum seriam criptomoedas “controladas pela China”. Um trecho do texto afirma que sem a Ripple, 

“a inovação na indústria de criptomoedas será totalmente cedida à China. Os blockchains Bitcoin e Ethereum são altamente suscetíveis ao controle chinês porque ambos estão sujeitos à regra da maioria simples, enquanto o XRPL impede a centralização comparável.”

Para Vitalik, XRP é shitcoin

No seu perfil do Twitter, Vitalik disse que a equipe da Ripple/XRP está “afundando em novos níveis de estranheza” e chamou a XRP de shitcoin.

“Parece que a equipe Ripple/XRP está afundando em novos níveis de estranheza. Eles estão alegando que seu shitcoin não deve ser chamado de título por *razões de política pública*, principalmente porque Bitcoin e Ethereum são “controlados pelos chineses”.”

E não pararam por aí as provocações. Em resposta ao próprio tweet, Vitalik mencionou o perfil da porta-voz do governo chinês, Hua Chunying. Na piada, perguntou a ela em chinês: “Devemos usar nosso nó mestre para fazer um fork e imprimir um pouco de ether para você?”.

Comunidade cripto não tão unida assim

Apesar de muitos estarem do lado da Ripple nesta batalha, outros tecem fortes críticas à empresa. Aliás, afirmam que o problema é só da XRP, e não de toda a indústria cripto.

Em resposta ao tweet de CEO da Ripple, Nic Carter, analista e fundador da empresa de dados Coin Metrics, também desaprovou o ataque de Garlinghouse a maior criptomoeda do mundo. 

“Você tem se preocupado em trollar o Bitcoin por meses com tweets patrocinados sobre seu consumo de energia. Tire o bom nome do Bitcoin da boca e concentre-se em construir seu caso. Você precisará de toda a ajuda que conseguir, campeão.”

Carter afirma ainda que a XRP não é uma criptomoeda porque não é significativamente descentralizada. De acordo com o analista, XRP é um token em um banco de dados mantido por uma única entidade, “mais algum teatro de descentralização não convincente”. 

O possível processo que a Ripple sofrerá do governo norte-americano, já reflete negativamente no preço da XRP. O valor da criptomoeda já caiu cerca de 18% nesta terça-feira (22), e está sendo cotada por US$ 0,48 conforme o CoinMarketCap.

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Saori Honorato é jornalista e para o BeInCrypto escreve sobre os principais acontecimentos do universo das criptomoedas.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá