WhatsApp Pay pode ser aprovado pelo BC e lançado neste semestre, diz Cielo

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • O presidente da Cielo, Paulo Caffarelli, está otimista que o Banco Central dará sinal verde para o WhatsApp Pay.

  • A sua estimativa é que os pagamentos no WhatsApp estejam habilitados até o final do primeiro semestre.

  • O WhatsApp Pay poderá ser um gatilho para ações da Cielo depois do lucro da empresa cair 68% em 2020.

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Depois de uma jornada turbulenta, o WhatsApp Pay pode finalmente ser aprovado pelo Banco Central neste primeiro semestre de 2021.



Desde de junho de 2020, a implementação da funcionalidade de pagamentos no WhatsApp tem sido barrada no Brasil pelo Banco Central.

A principal justificativa do Bacen para a restrição era de que as transações através do WhatsApp, sem a supervisão das autoridades, causariam “danos irreparáveis” ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).



O órgão também argumentou na época que a proibição ao aplicativo era uma forma de “preservar um adequado ambiente competitivo”, o que agradou os concorrentes na época. 

Agora, no entanto, o Banco Central pode estar próximo de liberar de vez o WhatsApp Pay no Brasil, conforme declarou o presidente da Cielo, Paulo Caffarelli, ao Valor Econômico.

“Estamos próximos de autorização do BC. Não digo ainda que deve ser no primeiro trimestre, mas deve ser no primeiro semestre.”

De acordo com Caffarelli, “tudo se encaminha” para o Whatsapp Pay integrar o Pix. Desde o seu lançamento, o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central movimentou cerca de R$ 150,3 bilhões até o último dia de 2020.

A sua integração no WhatsApp, o aplicativo de mensagens mais popular entre os brasileiros, pode colaborar para o crescimento de ambos os sistemas.

O sinal verde do Bacen para os pagamentos no WhatsApp já havia sido sinalizado em dezembro pelo presidente da Mastercard Brasil, João Pedro Paro Neto. Na ocasião, o executivo disse acreditar que a aprovação venha até março deste ano. 

Vale lembrar que o presidente da Cielo já havia previsto que o Bacen aprovaria o WhatsApp Pay até novembro de 2020. No entanto, isso não aconteceu.

WhatsApp Pay será gatilho para ações da Cielo 

Conforme noticiou o InfoMoney, gestor da Infinity Asset, Victor Hasegawa, acredita que a implementação do WhatsApp Pay será um dos principais gatilhos para o crescimento das ações da Cielo (CIEL3) em 2021. Isso porque a companhia é a principal parceira do aplicativo aqui no Brasil.

“Não deve gerar uma grande receita no primeiro momento, mas o WhatsApp Pay é mais um gatilho que contribui para a expectativa de que o bom resultado do último trimestre do ano passado não será pontual e a companhia pode apresentar melhorias mais consistentes.”

No quarto trimestre de 2020, as ações da Cielo tiveram ganhos de 34,7% no lucro líquido. Apesar disso, a companhia fechou o ano com uma queda de 68% em comparação com as arrecadações de 2019.

As notícias positivas para o Whatsapp Pay, podem ter um efeito positivo nas ações da Cielo, como vimos no ano passado. No dia que o Bacen autorizou a retomada de testes do WhatsApp Pay no país, as ações da Cielo subiram 9% na Bovespa.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Saori Honorato é jornalista e para o BeInCrypto escreve sobre os principais acontecimentos do universo das criptomoedas.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá