Ver mais

WhatsApp Pay começa a funcionar no Brasil com cartões BB, Bradesco, Itaú, Nubank e mais

2 mins
Atualizado por Paulo Alves

EM RESUMO

  • WhatsApp Pay finalmente começa a funcionar no Brasil.
  • Novidade permite transferir dinheiro entre usuários.
  • Liberação é gradual - e depende de convite.
  • promo

Após um lançamento frustrado há pouco menos de um ano, o WhatsApp Pay começa a funcionar no Brasil a partir desta terça-feira (4).

O recurso permite fazer pagamentos sem taxas entre usuários do aplicativo de mensagens por meio de cartão cadastrado. Por ora, a funcionalidade é compatível com cartões de débito, pré-pago ou combo Visa ou Mastercard emitidos por Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú Unibanco, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi.

A liberação, no entanto, será em fases. Segundo o Facebook, a função de pagamentos estará disponível para “uma pequena parcela” dos cerca de 130 milhões de usuários do WhatsApp num primeiro momento. Por ora, é preciso receber um convite para testar a novidade.

Segundo o Facebook, o botão de envio de dinheiro estará no menu de compartilhamento dentro da tela de chat do app, ao lado de atalhos para mídia e localização, por exemplo.

Ao tocar, o usuário tem acesso a uma tela de seleção do cartão cadastrado e deve selecionar a quantia a ser enviada. Após confirmar com um PIN de segurança, o recibo da transação surge na tela e fica disponível entre as mensagens da conversa com o destinatário.

Existem limites de transação: até R$ 1 mil por transferência e no máximo 20 recebidas por dia. O limite mensal de transações é de R$ 5 mil. Espera-se que o WhatsApp lance uma versão mais robusta para a versão Business, voltada para empresas.

whatsapp pay

WhatsApp Pay

O Facebook chegou a garantir que o WhatsApp Pay seria compatível com o Pix após o Banco Central ter barrado o lançamento do recurso em junho do ano passado. No entanto, ao menos por ora, a integração do serviço com as transferências instantâneas do Banco Central não está disponível.

Ao pedir a suspensão do lançamento em 2020, o BC chegou a afirmar que o WhatsApp Pay representava uma ameaça ao ambiente concorrencial no segmento de pagamentos no Brasil. Em setembro, porém, o presidente do Bacen, Roberto Campos Neto, garantiu que o serviço seria liberado.

Uma das principais parceiras da operação, a Cielo estava animada pela chegada do WhatsApp Pay desde outubro de 2020, mas a licença não veio. Em janeiro, porém, um executivo da empresa garantiu que o sinal verde chegaria ainda no primeiro semestre. O aval do BC foi dado, finalmente, em março.

Trusted

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.

d5d468215717a9856e67059bb80b21e2?s=120&d=mm&r=g
Paulo Alves
Sou jornalista e especialista, pela USP-SP, em Comunicação Digital. Já trabalhei em rádio e impresso, mas boa parte da minha experiência vem do online. Colaborei entre 2013 e 2021 com o Grupo Globo na área de tecnologia, onde já cobri assuntos diversos da área, de lançamentos de produtos aos principais ataques hackers dos últimos anos. Também já prestei consultoria em projetos do Banco Mundial e da ONU, entre outras instituições com foco em pesquisa científica. Entrei no mundo das...
READ FULL BIO
Patrocinados
Patrocinados