XRP é ‘lixo tóxico’ que atrai ‘idiotas para comprar’, diz fundador da Messari

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Fundador da firma de inteligência de mercado Messari critica fortemente a moeda da Ripple.

  • Para analista, XRP só atrai traders porque seu preço baixo chama atenção de novatos.

  • Outras moedas clássicas, como Bitcoin Cash e Stellar também são criticadas.

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Um relatório da firma de inteligência de mercado Messari chamou atenção pela crítica pesada a várias criptomoedas famosas. Uma delas foi a XRP, da Ripple.



Segundo o fundador da Messari, Ryan Selkis, a XRP é um “lixo tóxico”. Para o analista, a criptomoeda tem preço baixo que atrai “novatos idiotas o suficiente para comprar”. O ativo é mencionado em conjunto com a Stellar (XLM) no relatório publicado nesta semana .

XRP e XLM subiram em meados de novembro porque são moedas velhas que os traders estão se jogando na crença de que esses ativos têm “poder de permanência”, e os preços nominais baixos vão atrair novatos idiotas o suficiente para comprar. 



Selkis inclusive menciona uma crítica forte que o fundador da Synthetix e criadora da SNX, Kain Warwick, fez no passado contra a moeda da Ripple. 

[Warwick] capturou meus sentimentos muito bem quando comparou ganhar dinheiro em um trade de XRP a “liquefazer órfãos como combustível para postes de rua ou algo assim”. Claro, você pode fazer isso, mas talvez que tal aumentar um pouco esse padrão, cara.

O analista nega que tenha qualquer ressentimento por ter vendido todo seu XRP e XLM em 2018. Desse modo, ele não participa da alta atual que levou a moeda da Ripple a uma valorização de pelo menos 100% por conta do airdrop do token Spark.

Você pode dizer que estou amargo porque perdi o trade, mas então você teria que acreditar que estou mentindo ou que minha saída generalizada de redes como a da XRP em 2018 foi uma falha. Não foram. Eles são ativos tóxicos sustentados por captura regulatória e vão contra tudo que me levou às criptomoedas.

Exchange Bitstamp se desculpa por relatório da Messari

O relatório da Messari também causou polêmica entre clientes da exchange Bitstamp. A corretora, que participa do airdrop para donos de XRP, divulgou o documento na sua conta oficial no Twitter na última quarta-feira (9). No entanto, teve que pedir desculpas após usuários reclamarem do tom utilizado pelo analista.

1/3 Ontem postamos um relatório distribuído pela Messari, e trechos dele continham linguagem e conteúdo que não refletem as opiniões ou valores do Bitstamp. Gostaríamos de nos desculpar por isso.

O analista da Messari não chega a desenvolver o argumento contra a XRP ou a Stellar. No entanto, tampouco reserva as fortes críticas apenas a essas duas moedas. Ele também falou mal da “novela” que se tornaram as seguidas brigas e forks do Bitcoin Cash (BCH). Além disso, estende a má avaliação a outros forks do Bitcoin, como o Bitcoin Satoshi Vision (BSV) e o Bitcoin Gold (BTG).

Mecânica da Grayscale pode ajudar Litecoin, mas há dúvida sobre potencial para XRP

Para o fundador da Messari, a Litecoin é apenas “a testnet do Bitcoin”. No entanto, seu potencial de lucratividade por meio do fundo da Grayscale pode ser o melhor de todos. Selkis ressalta que o LTCN, o ativo de garantia dado a quem investe no fundo de Litecoin da companhia, rende lucros seis vezes acima do preço da LTC.

Há, porém, o risco de ter que manter o Litecoin bloqueado na Grayscale pelos 12 meses obrigatórios. Nesse sentido, uma decisão favorável da SEC, a CVM americana, poderia fazer os ativos do fundo serem liberados após uma janela de seis meses.

Outras moedas com fundo na Grayscale podem ter o mesmo potencial. No entanto, a mecânica não seria exatamente a mesma da Litecoin. Segundo Selkis, o Bitcoin Cash e o Ethereum Classic oferecem o risco adicional de forks inesperados e ataques de 51%.

Já o XRP poderia ser um candidato. No entanto, até o momento, a Grayscale só tem liberado tokens para moedas mineradas no mesmo padrão do Bitcoin (poof-of-work).

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Sou jornalista e especialista, pela USP-SP, em Comunicação Digital. Já trabalhei em rádio e impresso, mas boa parte da minha experiência vem do online. Desde 2013, colaboro regularmente com o Grupo Globo na área de tecnologia, onde já cobri assuntos diversos da área, de lançamentos de produtos aos principais ataques hackers dos últimos anos. Também já prestei consultoria em projetos do Banco Mundial e da ONU, entre outras instituições com foco em pesquisa científica. Entrei no mundo das criptomoedas principalmente na cobertura de ataques cibernéticos e golpes no Brasil. Atualmente, faço mestrado em Comunicação Científica na Universidade de Granada, na Espanha. Escrevo para o BeInCrypto desde abril de 2020.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá