Outro dia no mundo em rápida expansão das finanças descentralizadas traz outro ator para o cenário, atraindo farmers de rendimento que buscam grandes ganhos. O Yearn Finance é o mais recente querido DeFi e seu token YFI está ganhando força.

Os mercados de DeFi atingiram o marco de US $ 3 bilhões em valor total bloqueado. Essa conquista foi muito mais rápida do que o esperado, já que muitos na indústria de cripto previam que atingiria apenas US $ 2 bilhões em 2020.

A rápida liberação de novos tokens de mineração de liquidez e plataformas DeFi criou um tsunami de inundação colateral nesses protocolos. Parece que não passou um dia nas últimas semanas sem que um novo token DeFi fizesse um movimento parabólico ou uma plataforma atingindo um novo recorde em termos de bloqueio de garantias.

Até a quantidade de Ethereum bloqueada em DeFi subiu para uma alta histórica de 3,9 milhões de ETH, o que equivale a quase 3,5% da oferta total. A queridinha de DeFi de hoje é a Yearn Finance, pois seu token “sem valor” está se recuperando o rendimento dos farmers.

YFI chega em quatro dígitos

O mais recente token de governança da DeFi que entra em cena é o YFI da Yearn, que os próprios emissores classificaram como “sem valor”.

Para resumir o estado da indústria embrionária, os preços subiram desde o início e foram recolhidos US $ 150 milhões em depósitos. A plataforma se descreve como um agregador de rendimento para plataformas de empréstimo que se reequilibra para o maior rendimento durante a interação do contrato.

O Yearn Finance emitiu o token de governança há alguns dias, afirmando que ele foi usado para o gerenciamento de recursos da plataforma , e aqueles que ‘não estão interessados ​​em gerenciar a plataforma devem ficar longe’ dela. Yearn acrescentou que lançou o token de valor zero para abrir mão do controle da plataforma;

Reiteramos, ele tem 0 valor financeiro. Não há pré-minas, não há venda, você não pode comprá-lo, não, não será no Uniswap, não, não haverá leilão. Nós não temos nada disso.

Isso não foi suficiente para impedir uma corrida digital ao ouro, já que os farmers carregam o token de governança, provavelmente para obter direitos de voto, mas são mais propensos a acessar ganhos de até 1.000% ao ano em juros.

De acordo com o último Boletim informativo Defiant, o YFI é distribuído entre aqueles que depositam fundos nos yEarn pools. Assim como outros tokens DeFi, seu objetivo é incentivar os provedores de liquidez:

Três dias após o início da distribuição de tokens, foi exatamente isso que eles fizeram: os depósitos subiram de mais de US $ 150 milhões para mais de US $ 280 milhões.

Evitando um desastre com DeFi

No artigo da Defiant, escrito por Cooper Turley, ele apontou que os membros da comunidade Ethereum foram rápidos em apontar que o controle da emissão da YFI ainda estava nas mãos do fundador do yEarn, Andre Cronje. Teoricamente, usando o código Solidity simples, Cronje poderia ter cunhado milhões de tokens para drenar o pool DAI / YFI que continha cerca de US $ 60 milhões na época.

As garantias do protocolo Curve Finance logo subiram para mais de US $ 100 milhões em contratos inteligentes que sustentavam a YFI. Isso poderia ter levado a outra exploração massiva da DeFi se as intenções fossem malignas – felizmente, não eram.

Ontem, esse fiasco em potencial foi resolvido colocando o controle de tokens YFI em uma carteira com várias assinaturas, o que exige que 6 em 9 participantes concordem com as mudanças. Isso ainda parece um pouco centralizado, no entanto, com tão poucos eleitores necessários para acessar a carteira. No entanto, Cronje admitiu que não era um dos signatários

.

O YFI só pode ser ganho usando a plataforma yEarn, e possui um fornecimento total de apenas 30.000 tokens que serão distribuídos aos agentes usando os pools de liquidez. No momento da redação deste documento, o preço é de $ 1.140, de acordo com Uniswap . Essa é uma onda monumental para um token ‘sem valor’.

No momento, existem quatro pools trabalhando atualmente com o Curve e o Balancer, que recentemente passaram suas três primeiras propostas de governança , a fim de gerar recompensas na YFI. Esta imagem multifacetada foi publicada na tentativa de explicar como os pools do Yearn operam:

A atração é o monumental rendimento percentual anual (APY) que alguns desses pools estão oferecendo. Turley observou:

Com seu preço máximo de pouco mais de US $ 2.000 / YFI, os LP estavam analisando APYs ao norte de 1.000% em qualquer um dos pools mencionados acima.

Ele acrescentou que esses eram retornos de curto prazo do aumento na demanda. Um APY consistente de quatro números seria insustentável; no entanto, o yEarn sempre forneceu retornos anuais de cerca de 10% para seu pool de empréstimos do Yearn Finance, que flutua autonomamente entre Compound, Aave e dYdX com base no qual tem o maior retorno no momento.

Turley elaborou propostas de governança em um post no Medium para o projeto finalizando;

Caso você ainda não tenha descoberto, a YFI está entrando em território desconhecido. Se você chegou até aqui, é uma das poucas pessoas que descobriram como navegar até a cova de coelho DeFi mais distante até hoje.

Quão alto o DeFi pode voar?

O último marco de US $ 3 bilhões para inflacionar rapidamente o ecossistema DeFi chegou apenas vinte dias depois atingiu US $ 2 bilhões em TVL.

Até agora este ano, o espaço DeFi cresceu 350% em termos de quantidade de cripto bloqueada como garantia. Naturalmente, esse número de TVL aumentará se os preços do Ethereum subirem conforme medido no equivalente em dólar.

Na atual taxa de crescimento e com mais oportunidades de farming aparecendo a cada dia, o próximo marco de US $ 4 bilhões em TVL poderá ocorrer nos próximos 30 dias. A Aave tem sido a plataforma com melhor desempenho nas últimas 24 horas, com as garantias bloqueadas subindo para um recorde histórico de US $ 480 milhões, um aumento de 11% no dia, de acordo com DeFi Pulse .

A Curve Finance também disparou com base nas oportunidades de ganhos da YFI. As garantias nessa plataforma de liquidez aumentaram verticalmente em 280% nos últimos dias, atingindo um pico de US $ 288 milhões. Isso levou a Curve ao quinto lugar nas paradas de DeFi, passando o Balancer e o InstaDApp.

O MCDEX, com sede em Pequim, é o outro grande motor hoje, com um aumento de 20% no TVL, à medida que o fabricante de marcadores automáticos auditados pelo ConsenSys sobe nas paradas.