YouTube Encerra Silenciosamente a Repressão à Criptomoedas

Compartilhar Artigo

Parece que a repressão recentemente desencadeada pelo YouTube sobre conteúdo relacionado a criptomoeda já terminou. Vários YouTubers que se encontraram no final deste êxodo agora estão relatando que seus vídeos censurados anteriormente estão sendo restaurados.



Como o BeInCrypto relatou anteriormente, o YouTube começou a sinalização e remoção de vídeos relacionados a criptomoeda na plataforma no início desta semana. Nenhuma explicação foi fornecida além de que os vídeos sinalizados estavam propagando “conteúdo perigoso” e “venda de mercadorias regulamentadas”.

Canais populares de criptomoeda foram afetados

No entanto, essa justificativa geral não conseguiu explicar por que até vídeos puramente educacionais que não continham nenhum conselho ou publicidade sobre investimento estavam sendo removidos. Em alguns casos, os vídeos que foram enviados há vários anos e reuniram centenas de milhares de visualizações também foram removidos.



Chris Dunn, o popular YouTuber por trás do canal ChrisDunnTV, trouxe a questão ao conhecimento da comunidade na véspera de Natal, twittando que a maior parte do conteúdo com tema de criptomoeda havia sido removida. Chris Dunn faz vídeos do YouTube há quase uma década e tem mais de 200 mil inscritos.

Outros YouTubers começaram a ecoar as preocupações de Dunn logo depois com outros canais de criptomoeda relativamente populares, como Chico Crypto (@ChicoCrypto) e BTC Sessions (@BTCsessions) anunciaram que estavam enfrentando problemas semelhantes.

A repressão inicialmente parecia ter como alvo apenas os principais YouTubers, embora mais tarde tenha ocorrido que alguns canais menores estavam sendo sinalizados.

É pouco provável que a descentralização funcione para criadores de conteúdo

À medida que a repressão misteriosa continuou a ocorrer, muitos na comunidade de criptomoedas começaram a argumentar pela necessidade de ter uma alternativa descentralizada para plataformas controladas por empresas, como o YouTube. No entanto, nem todos estão convencidos das perspectivas dessa visão.

Os céticos apontam que a média do YouTuber faz vídeos apenas para ganhar dinheiro – seja por meio de receita publicitária ou por meio do envio de recursos digitais. A maioria desses YouTubers, de acordo com esses céticos, não existe para compartilhar conteúdo informativo e incentivar a adoção.

No entanto, também há muitos que são positivos sobre as perspectivas de uma plataforma de compartilhamento de vídeo descentralizada. O CEO da Binance, Changpeng Zhao, está entre aqueles com essa perspectiva positiva. Ele twittou hoje mais cedo que qualquer plataforma descentralizada acelerará ainda mais o progresso dos sistemas de arquivos descentralizados.

O que levou o YouTube a restaurar vídeos removidos

À partir de 26 de dezembro, alguns dos YouTubers afetados começaram a relatar que seus vídeos removidos estavam novamente online. Até os avisos e multas impostas a alguns canais foram removidos.

https://twitter.com/ChicoCrypto/status/1210294199595089920?s=09

Então, foi uma brincadeira do YouTube ou há alguns fatores mais profundos envolvidos aqui? Infelizmente, os fatos que cercam a repressão são todos obscuros no momento, já que o YouTube ainda não fez uma declaração oficial sobre a situação.

Qual você acredita ter sido o motivo para o YouTube tirar os vídeos do ar para depois retorná-lo? Deixe nos comentários a sua opinião! Aproveite para compartilhar no Twitter e no Facebook!

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Lucas é formado em administração com foco em empresas. Iniciou sua carreira como analista de investimentos para bancos focados no segmento. Após adquirir experiência, em 2015 fundou sua própria startup, focada em gerar tecnologias de segurança para transações financeiras. Concomitantemente, desenvolve seu trabalho e conhecimento financeiro atuando no BeInCrypto, através de análises do setor financeiro de criptomoedas e novas avaliações de novas tecnologias Blockchain pelo mundo.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá