Yuan digital: China expande testes e lojas oferecem descontos para quem usar moeda

Compartilhar Artigo
A província de Hainan, na China, anuncia seu primeiro evento de moeda digital de banco central (CBDC) em uma tentativa de normalizar o yuan digital no país. O Banco Popular da China já realizou testes-piloto em outras províncias.

O Banco Popular da China (PBOC) expandiu os testes de seu CBDC para a província de Hainan. O evento pretende divulgar o uso da nova moeda digital. Membros do governo da cidade de Sansha, incluindo seus funcionários, empresas e residentes permanentes, serão os principais participantes do experimento.



Testes do banco central chinês

Este evento experimental do yuan digital ocorrerá de 12 a 25 de abril. Ele irá divulgar detalhes do yuan digital, promovendo transações seguras com ampla acessibilidade. Além disso, os participantes do teste receberão um desconto de 15% para cada 100 yuans gastos no país.

O Pagamento Eletrônico de Moeda Digital (DC/EP) é uma moeda legal projetada para substituir o sistema de reserva monetária. Atualmente em testes, o CBDC está lentamente ganhando adoção na China. Ele já é tratado como equivalente a moedas e notas.



Projeto mais avançado de CBDC

Enquanto os testes do CBDC continuam em toda a China, cidades como Chengdu e Pequim têm mostrado um sucesso promissor. O segundo lote de testes foi anunciado em Xangai, Changsha, Qingdao, Xi’an e Dalian.

Atualmente, o yuan digital passa por testes-piloto como um CBDC de varejo. No futuro, porém, o banco central pretende oferecer interoperabilidade com outros países. O banco central da China e a autoridade monetária de Hong Kong já testam o yuan digital para uso internacional.

Além disso, o banco central chinês incluiu os bancos associados das gigantes do pagamento digital AliPay e WePay nos testes para estimular a adoção. Devido à colaboração, os usuários com contas WeBank e MyBank agora podem acessar seus fundos usando o aplicativo CBDC do governo. O AliPay e o WePay, juntos, capturam mais de 93% do mercado de pagamentos digitais na China.

Existem atualmente 573,6 milhões de usuários de plataformas de pagamento digital na China. O número deve crescer para 618 milhões em 2025, indicando enorme potencial para um CBDC neste mercado.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

A opinião da equipe BeInCrypto em uma única voz.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá