Ver mais

Glossário de criptomoedas e blockchain para iniciantes

33 mins
Atualizado por Mikael Araújo

Glossário de criptomoedas – Da mídia convencional aos cantos mais nichados da internet, criptomoedas e toda a linguagem de termos relacionados que surgiram ao lado da tecnologia blockchain estão em toda parte.

Não importa o quanto você sabe ou não sabe sobre criptomoedas e a tecnologia que as sustenta, os jargões utilizados podem tornar um assunto desafiador ainda mais difícil de entender.

Reunimos um glossário de termos comuns que você provavelmente encontrará para tornar as criptomoedas mais fáceis de entender, seja você um investidor ou não.

A

ADR

É a sigla para American Depositary Receipt, um ADR é um instrumento de segurança negociável emitido por bancos americanos. Um ADR representa um número pré-especificado de ações de uma empresa estrangeira que é negociada nos mercados norte-americanos. Os ADRs permitem que os investidores americanos possuam ações de empresas estrangeiras, o que de outra forma pode ser um processo realmente complicado e complicado.

Airdrop

Airdrop é um método de distribuição de ativos digitais que envolve o envio de uma criptomoeda para endereços de carteira. Airdrops são considerados uma boa maneira de realizar campanhas de marketing e promover a conscientização sobre uma nova moeda ou token. Os airdrops normalmente exigem que os destinatários realizem tarefas simples, como downloads de aplicativos, referências ou promoção do projeto nas mídias sociais.

Alavancagem

Alavancagem é um conceito que pode ajudá-lo a multiplicar sua exposição a um mercado financeiro sem ter que investir mais capital de investimento.

Altcoin

Qualquer criptomoeda que não seja Bitcoin é classificada como uma altcoin. Algumas das altcoins mais populares no mercado hoje incluem EthereumBinance Coin , XRP, Solana e Dogecoin, entre outras.

Altseason

Altseason (abreviação de temporada de altcoin) é um período durante o qual o dinheiro sai do Bitcoin e entra em altcoins. Isso normalmente resulta em aumentos de preços rápidos e significativos na maioria das principais altcoins.

AML

AML, ou anti-lavagem de dinheiro, é um conjunto de leis internacionais promulgadas para diminuir o potencial de lavagem de dinheiro de organizações criminosas ou indivíduos. Essas regras e leis são aplicadas a criptomoedas com efeitos variados em diferentes jurisdições.

AMM

Um AMM (criador de mercado automatizado) é um tipo de exchange descentralizada (DEX) em que a liquidez é controlada por um contrato inteligente em vez da abordagem manual convencional com livros de pedidos.

Analise fundamental

A análise fundamental é um método utilizado para avaliar o valor intrínseco de um ativo e analisar os fatores que podem influenciar seu preço no futuro. Esse tipo de análise é baseado na avaliação de ativos com base em eventos e influências externas, além de demonstrações financeiras e tendências do setor.

Análise técnica

A análise técnica é um sistema que permite examinar e prever movimentos de preços nos mercados financeiros com base em dados históricos e estatísticas de mercado. Baseia-se na ideia de que, se um trader puder identificar padrões anteriores, ele poderá prever movimentos futuros de preços com bastante precisão.

API

Interface de programação de aplicativos, ou API, refere-se a um pedaço de código que permite que dois aplicativos interajam e troquem informações. As APIs têm muitos usos em blockchain e criptomoedas. Por exemplo, as exchanges de criptomoedas fornecem APIs que os traders podem usar para buscar dados de mercado para bots de negociação. Esses bots usam os dados para negociar automaticamente em nome dos traders.

Arbitragem

A negociação de arbitragem é um método de negociação em que o trader tenta explorar pequenas diferenças no preço de um ativo em dois ou mais mercados. O trader de arbitragem compra o ativo em um mercado e o vende em outro quase instantaneamente para lucrar com a diferença dos dois preços. 

ATH

ATH (máxima de todos os tempos) de criptomoeda refere-se ao seu preço mais alto em uma moeda de cotação, como dólar americano, real, euro, ether ou bitcoin.

Ativos

Um ativo é um recurso econômico que pode ser possuído ou controlado para lucro e/ou benefícios futuros. No contexto de negociação, o termo ativo refere-se a um instrumento financeiro que pode ser negociado em mercados. Por exemplo, ações, criptomoedas, títulos e commodities são alguns dos ativos mais populares nos mercados financeiros globais.

ATM

É um termo usado para descrever um contrato de opções com um preço de exercício idêntico ao preço de mercado subjacente. Nas opções de dinheiro, há muitas atividades de negociação porque estão muito próximas de se tornar lucrativas. 

Ashdrake

Ashdrake é um trader conhecido e cético de alto perfil que tem sido alvo de piadas na comunidade cripto por ter perdido muito dinheiro apostando contra o Bitcoin em 2015.

ASIC

ASICs são chips de silício projetados para realizar uma tarefa específica. No uso do ASIC para mineração de criptomoedas, o ASIC realizará um cálculo para encontrar valores que forneçam uma solução desejada quando colocados em um algoritmo de hash.

Um AMM é um tipo de exchange descentralizada (DEX) em que a liquidez é controlada por um contrato inteligente em vez da abordagem manual convencional com livros de pedidos.


B

Bags

Em cripto, o termo “Bag” refere-se às moedas e tokens que um investidor está mantendo em seu portfólio. O termo é mais adequado para se referir a uma quantidade significativa de um ativo específico.

Bagholder

Refere-se a uma pessoa que comprou e detém criptomoedas, esperando que o preço suba no futuro para obter lucro.

Baleia

O termo ‘baleia’ refere-se a qualquer pessoa que detenha grandes quantidades de Bitcoin (ou outras criptomoedas). As baleias costumam ter uma grande influência sobre o mercado.

Barry Silver

Um conhecido investidor, entusiasta de bitcoin e fundador do Digital Currency Group. Ele se tornou popular quando ganhou um leilão de 48.000 bitcoins; realizado pelo governo dos Estados Unidos em 2014.

Batch trading

A batch trading ou negociação em lote refere-se ao ato de acumular várias ordens para executá-las simultaneamente. Este é um método comprovado para reduzir o tempo e o esforço, pois permite que vários pedidos de compra e venda sejam agrupados em uma grande transação.

Beacon Chain

A Beacon Chain é um elemento da infraestrutura que está sendo construída para dimensionar o Ethereum e é a base para uma transição de um mecanismo de consenso de Proof of Work (PoW) para Proof of Staking (PoS).

Bear market

Um bear market é um mercado que testemunha uma tendência de queda. Durante um mercado em baixa, os ativos sofrem quedas significativas de preço ao longo de um período. Isso o torna diametralmente oposto a um bull market, que é um mercado com tendência de alta. 

Bearish

Ser bearish ou baixista no mundo das negociações significa que você acredita que o mercado ou um instrumento financeiro experimentará uma trajetória de baixa. Ser baixista é o oposto de ser altista, pois o último significa que você acha que o mercado vai subir. 

Bid price

O preço de compra refere-se ao preço que um formador de mercado está disposto a pagar para comprar um ativo.

Binance Smart Chain 

A Binance Smart Chain (agora chamada BNB Chain) é uma blockchain projetada para funcionar paralelamente à principal blockchain da Binance, a Binance Chain. Ele permite o desenvolvimento de DApps em velocidades muito mais rápidas, com maior capacidade e com menor latência em comparação com o Ethereum.

Também é compatível com transações NFT (compra e venda de NFTs). Embora o Ethereum seja atualmente a blockchain mais popular para projetos NFT, empresas como Binance Smart Chain e Solana têm suas próprias bases de usuários em rápido crescimento.

Bitcoin

Bitcoin é a primeira criptomoeda do mundo e a maior também (por capitalização de mercado).

Blockchain

Uma blockchain é um livro-razão público imutável e distribuído digitalmente, descentralizado, que existe em uma rede. Todas as criptomoedas são desenvolvidas em cima de uma blockchain que registra todas as transações e as armazena de forma transparente e segura.

Broker

Broker ou corretor é um indivíduo ou empresa que realiza negociações em nome de um investidor. Eles podem fazer isso com diferentes classes de ativos, como ações, forex, imóveis ou seguros. Um corretor cobra uma comissão por seus serviços. 

BTFD (Buy the F**n Dip)

BTFD é uma gíria de criptomoedas usada para se referir ao ato de comprar uma moeda ou token enquanto seu preço está caindo. Se você estiver fazendo um BTFD, isso significa essencialmente que você está comprando um ativo com a crença de que ele está apenas passando por uma queda de curto prazo e seu preço se recuperará no futuro próximo para gerar um lucro líquido para você. 

Bull run

Uma tendência de mercado ascendente durante a qual os ativos veem um aumento constante de preço ao longo de um período.

Buy the Dip (BTD)

Indicação para comprar quando houver queda de preço (Semelhante ao BTFD).


C

Call covered

Uma call covered ou chamada coberta é uma estratégia de negociação de opções de compra. Envolve manter uma posição longa existente em um ativo negociável e lançar (vender) uma opção de compra sobre o mesmo ativo, com o objetivo de aumentar o lucro geral.

Call option

É um contrato que dá ao investidor o direito, mas não a obrigação, de comprar um determinado mercado a um determinado preço em uma data de vencimento específica. O valor de uma opção de compra aumenta se o preço de mercado do ativo aumentar. 

Candlestick ou castiçal

Candlesticks são usados ​​para representar ações de preços por meio de uma representação gráfica. Uma vela exibe os pontos de abertura, fechamento, alta e baixa do preço de um ativo dentro de um determinado período. 

Capital 

O termo capital é melhor definido como a propriedade de um ativo sem qualquer dívida envolvida. 

Carteira

Um aplicativo no qual o Bitcoin ou qualquer outra altcoin é armazenado. Ele permite que você receba e envie dinheiro digital para outro usuário em qualquer lugar do mundo. Funciona através de chaves criptográficas.

CBDC

CBDC significa Moeda Digital do Banco Central. É a versão digital do decreto emitido pelo governo de um país e é administrado por um banco central. 

CFD

CFD é um tipo de derivativo financeiro e é a forma abreviada de Contrato por Diferença. Um CFD é um contrato entre duas partes que concordam em trocar a diferença no preço de um ativo desde o momento em que o contrato é aberto até o momento em que é fechado. É um instrumento financeiro inerentemente arriscado.

Os CFDs permitem que os investidores negociem a volatilidade do mercado em vários tipos de ativos sem precisar possuir o ativo subjacente. Os investidores de CFD tentam lucrar com os movimentos dos ativos, independentemente de subirem ou descerem, pois os CFDs podem ser comprados (posição longa) e vendidos (posição curta).

Os investidores de CFD usam alavancagem para obter mais exposição aos mercados, o que lhes permite obter mais lucros, mas também mais perdas. 

Comissão

É o preço cobrado por uma exchange ou corretora de investimentos para realizar operações em nome de um investidor. As taxas de comissão variam de corretora para corretora, bem como dependendo do ativo e do tipo de serviço oferecido.

Os corretores apenas para pedidos geralmente cobram comissões mais baixas, pois não tomam decisões de investimento em nome do cliente ou aconselham o cliente. Observe que a comissão pode não ser o único tipo de despesa que um investidor deve incorrer ao usar um serviço de corretagem.

Contrato inteligente ou smart contract

Contratos inteligentes são programas cujos termos são registrados em código de computador. Embora muitas vezes contenham acordos ou conjuntos de ações entre as partes que emulam um contrato legal tradicional, eles não são, por si só, documentos legais. Contratos inteligentes são ações automatizadas que podem ser codificadas e executadas quando um conjunto de condições é atendido e são a forma dominante de programação na máquina virtual Ethereum.

Consensus

O processo usado por um grupo de pares, ou nós, em uma rede blockchain para concordar com a validade das transações submetidas à rede. Os mecanismos de consenso dominantes são Proof of Work (PoW) e Proof of Stake (PoS).

Cripto

Embora esse prefixo seja originalmente grego, nosso uso atual vem da criptografia. As tecnologias que são referidas com o termo geral de tecnologia “cripto” são sustentadas por ferramentas e processos criptográficos (como pares de chaves pública/privada) que as habilitam e permitem que sejam seguras. É claro que “criptomoeda” geralmente é abreviado para simplesmente “cripto”, então esse campo emergente está cheio de casos em que algo “cripto” está sendo adicionado ou encurtado.

Criptomoeda

Moeda digital que é baseada em matemática e usa técnicas de criptografia para regular a criação de unidades de moeda, bem como verificar a transferência de fundos. As criptomoedas operam independentemente de um banco central e são monitoradas por meio da tecnologia de contabilidade distribuída.

Custo de manter a posição

O custo de manter uma posição, também conhecido como custo de carregamento, é a quantidade de dinheiro adicional que você pode ter que pagar para manter uma posição. Isso pode ser na forma de encargos de financiamento noturno, pagamentos de juros em contas de margem e transações de Forex ou custos de armazenamento para qualquer mercadoria fornecida por meio de um contrato de futuros. 


D

DAO

DAO

DAO significa Organização Autônoma Descentralizada. Como o nome sugere, os DAOs não dependem de indivíduos e operam de forma autônoma por meio de regras codificadas em um contrato inteligente.

dApp

dApps, ou aplicativos descentralizados, são aplicativos de software que podem ser executados de forma autônoma sem depender de uma entidade centralizada. Semelhante aos DAOs, os DApps realizam operações por meio das regras codificadas em um contrato inteligente.

Dark pool

Dark pools são redes, geralmente mercados privados ou fóruns, em que investidores institucionais compram ou vendem grandes volumes de ações sem que os detalhes da operação sejam divulgados ao restante do mercado. 

Esses tipos de pools também são conhecidos como caixas pretas de liquidez. Eles são um sistema para grandes investidores realizarem operações entre si sem causar movimentos de preços no mercado que possam eventualmente prejudicá-los junto com o restante do mercado.

Se um investidor deseja vender uma parte substancial das ações de uma empresa em um mercado público, ele é obrigado a declarar suas intenções e arriscar que o valor das ações seja significativamente reduzido devido ao aumento da oferta. 

As dark pools eliminam esse risco, pois as operações são divulgadas quando já realizadas e, além disso, o acesso a esses mercados é restrito.

DDoS

Um tipo de ataque cibernético em que o agressor sobrecarrega continuamente o sistema com solicitações para impedir o atendimento de solicitações legítimas.

Deadcat

Deadcat significa uma recuperação temporária e de curto prazo de um ativo após um declínio prolongado em seu preço. A recuperação é apenas temporária, e espera-se que a tendência de baixa seja retomada logo depois.

DeFi

Abreviação de finanças descentralizadas. As finanças são tradicionalmente centralizadas porque dependem de intermediários confiáveis. Por exemplo, se você deseja enviar dinheiro para um amigo ou parente, você depende de seu banco para enviá-lo ao banco do destinatário. DeFi, por outro lado, não requer intermediários. Os participantes podem enviar e receber ativos diretamente. Em teoria, isso torna as transações mais rápidas e baratas.

Depreciação

A depreciação da moeda é a diminuição do valor de uma moeda em relação a outra. Refere-se especificamente a moedas com taxa de câmbio flexível: um sistema no qual o mercado cambial fixa o valor de uma moeda com base na oferta e demanda.

O oposto da depreciação da moeda é a valorização da moeda, onde uma moeda se torna mais forte. Investidores de Forex podem aproveitar tanto a valorização quanto a depreciação, comprando ou vendendo, dependendo de suas previsões de mercado. 

Dividendo

Um dividendo é a parte dos lucros que uma empresa decide distribuir entre seus acionistas. Geralmente é expresso em porcentagem. Quando uma empresa obtém lucro, ele pode ser reinvestido na própria empresa ou distribuído, parcial ou totalmente, entre os acionistas por meio de dividendos. 

É uma das maneiras que os acionistas podem obter rendimentos de seus investimentos. Se uma empresa não oferece um dividendo, os investidores esperam que isso seja compensado por um aumento adicional no valor de suas ações. Os dividendos geralmente consistem em um pagamento pontual ou periódico, mas também podem ser distribuídos em ações ou em ações.

DMA

Na negociação, DMA significa Acesso Direto ao Mercado. É uma maneira de negociar ações que oferece mais flexibilidade e transparência em comparação com a negociação tradicional.

É um método adequado para investidores avançados. Com o DMA, os investidores negociam diretamente nos livros de ordens do mercado de ações. Os investidores da DMA podem visualizar as ordens diretamente nos livros do mercado em que estão negociando e são cobrados pelo serviço por meio de comissões em vez do spread.  

Dox

É a ação de revelar informações privadas de um token ou de um indivíduo e expô-las publicamente à comunidade criptográfica. Geralmente, é feito maliciosamente por um hacker. 

No entanto, hoje em dia o termo “doxing” também é usado quando uma equipe por trás de um projeto tira o véu do anonimato e revela sua identidade para inspirar confiança. 

DYOR (Faça sua própria pesquisa)

DYOR é um conselho que os especialistas financeiros sempre recomendam antes de investir em um criptoativo.


E

Ethereum

EBITDA

É um método de avaliação do desempenho de uma empresa sem levar em conta o ambiente tributário e outros fatores financeiros. EBITDA significa Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.

EDSP

Significa Exchange Delivery Settlement Price (preço de liquidação de entrega de mercado) e refere-se ao preço pelo qual os contratos de derivativos são fechados nos mercados financeiros. Os mercados de ações usam o EDSP para calcular o valor que cada parte deve no momento em que um contrato de opções ou futuros é celebrado.

Endereço (ou Chave Pública)

No universo das criptomoedas, um endereço refere-se a uma sequência de caracteres alfanuméricos que também podem ser representados como um código QR escaneável. Um endereço é usado para enviar e receber fundos por meio de transações em uma rede blockchain.

ERC-20

O padrão de token ERC-20 permite que os desenvolvedores criem seu próprio token exclusivo na blockchain Ethereum.

ERC-721 

ERC-721 é um padrão de token que permite a criação de tokens exclusivos e não fungíveis. 

ETF

Um ETF pode ser definido como uma cesta de títulos que você pode comprar ou vender por meio de uma corretora ou bolsa. Os ETFs podem ser oferecidos em uma variedade de classes de ativos, incluindo commodities, criptomoedas e praticamente todas as classes de ativos comumente negociadas.

Ethereum 

Ethereum é uma blockchain com funcionalidade de contrato inteligente. A moeda nativa na blockchain, Ether (ETH), é a segunda criptomoeda mais popular do mundo por valor de mercado. O Ethereum tem uma variedade de casos de uso e é a plataforma principal para a maioria das plataformas DeFi , NFTs, DApps e de contratos inteligentes.

ETP (Produto Comercializado em exchanges)

Trata-se de uma série de instrumentos financeiros que são negociados durante o dia nos mercados nacionais. Cada ETP tem um índice de referência que ele replica. Alguns ETPs podem rastrear mercados conhecidos, como o FTSE 100, mas você também pode encontrar ETPs que rastreiam mais nichos ou benchmarks especializados, como certos índices de ações específicos do setor, que permitem altos dividendos.


F

FCA

A FCA, ou Financial Conduct Authority, é o órgão regulador para serviços financeiros no Reino Unido. É a sucessora da FSA ou Financial Services Authority. Foi criado em dezembro de 2012, embora não tenha entrado em operação até 2013.

A FCA é responsável por regular a conduta de todas as entidades, tanto de varejo quanto de atacado, no setor de serviços financeiros. Isso inclui bancos, consultores financeiros e corretores. Ao mesmo tempo, é um órgão independente do governo do Reino Unido. É financiado através de taxas que cobra de empresas e membros do setor de serviços financeiros.

Fiat

Fiat ou moeda fiduciária é uma moeda nacional que não está vinculada ao preço de uma mercadoria, como ouro ou prata. O valor de uma moeda fiduciária é amplamente baseado na confiança pública no emissor da moeda, que geralmente é o banco central ou o governo do país. Por exemplo, o real é uma moeda fiat.

FOMC

O Federal Open Market Committee, FOMC, é o ramo do Federal Reserve Bank responsável por tomar decisões de política monetária de curto e longo prazo.

Forks

Em termos de programação, um fork pode ser definido como uma modificação de código-fonte aberto. Embora um fork tenha sido tradicionalmente uma maneira conveniente de testar processos, é um pouco diferente com blockchains. Com blockchain, um fork é comumente usado para impor uma mudança fundamental ou criar uma nova blockchain com características semelhantes (mas não idênticas) à cadeia original.

Forex

É a abreviatura da moeda estrangeira (troca de moeda) — é o mercado em que uma moeda é convertida em outra. O mercado Forex também é chamado de mercado de câmbio ou FX. É o maior e um dos mercados financeiros mais líquidos do mundo, negociando trilhões de dólares em moeda estrangeira todos os dias. 

FOMO

FOMO significa medo de perder. É uma emoção intensa que muitos investidores experimentam quando um ativo ou o próprio mercado entra em uma rápida corrida de alta, e eles não querem perder isso. O FOMO geralmente leva a más tomadas de decisão porque é puramente motivado pela emoção. O sentimento descontrolado pode encorajar compras precipitadas e imprudentes.

Fornecimento circulante  

A oferta circulante de uma criptomoeda representa o número total de moedas (ou tokens) desse ativo disponível e circulando no mercado.

FUD

Acrônimo em inglês de “Medo, Incerteza e Dúvida”.

Fungibilidade

Fungibilidade significa substituibilidade. As moedas fiduciárias são um exemplo de ativo fungível porque um dólar devido pode ser pago com qualquer nota de dólar em circulação. Esse não é o caso de ativos não fungíveis, como uma obra de arte ou um NFT, porque eles são únicos. 

Futuros

Um contrato futuro é um acordo legal entre duas partes para negociar um ativo a um preço pré-especificado em uma data específica no futuro. Os contratos futuros são negociados em exchanges e podem ser usados ​​para obter exposição a uma variedade de ativos, como commodities, criptomoedas ou índices. Eles são comumente conhecidos como futuros.


G

ethereum, eip 4488

Garantia

Os mutuários em uma plataforma DeFi precisam depositar garantias para garantir um empréstimo. A garantia geralmente são ativos digitais que ficam bloqueados até que o mutuário pague o empréstimo integralmente.

Gás 

É a taxa que os usuários de blockchain têm que pagar pelos recursos computacionais necessários para executar transações. É um incentivo para aqueles que apoiam e protegem a rede, garantindo que todas as transações sejam genuínas. As taxas de gás também desencorajam jogadores mal-intencionados de enviar spam à rede com grandes volumes de transações.

Gênesis 

É o primeiro bloco de dados computado na história de uma rede blockchain.

Gerenciamento de risco

É o processo de identificação de riscos potenciais em uma carteira de investimentos e adoção das medidas correspondentes para reduzir esses riscos. Risco em um investimento é a possibilidade de que uma posição aberta não permita que os resultados desejados sejam alcançados: como consequência, pode-se obter um retorno reduzido ou perdas maiores do que o dinheiro inicialmente pago pelo investimento.

Por esse motivo, os investidores costumam tomar medidas para analisar os riscos inerentes às suas negociações e procurar maneiras de reduzi-los. 

Grafista

Um grafista é um investidor que se baseia, sobretudo, na análise de gráficos para entender as oscilações históricas dos preços de um instrumento financeiro, com o objetivo de obter previsões mais confiáveis ​​e especular sobre seu comportamento no futuro. Esses tipos de investidores também são conhecidos como analistas técnicos ou investidores técnicos.

Gwei

Gwei é uma pequena denominação de Éter (ETH). É comumente usado para calcular os preços do gás. 


H

como ganhar dinheiro com bitcoin

Halving

Muitas criptomoedas têm uma oferta finita, o que as torna uma mercadoria digital escassa. Por exemplo, a quantidade total de Bitcoin que será emitida é de 21 milhões. O número de bitcoins gerados por bloco é reduzido em 50% a cada quatro anos. Isso é chamado de “halving”. O halving final ocorrerá no ano de 2140.

Hash

Um hash é o resultado de um pedaço de dados sendo colocado por meio de um algoritmo especial de hash. Ele compacta os dados em uma sequência alfanumérica de texto quase exclusiva. Isso é importante em criptomoedas porque uma blockchain é um registro imutável de transações, e o hash pode revelar tentativas de alterar ou alterar dados de forma ilegítima.

Hedge ou hedging operation

É feito para reduzir ou eliminar o risco que deriva da flutuação do preço do ativo subjacente. Como regra geral, uma posição de compra ou “longa” no ativo à vista é coberta com uma posição de venda ou “curta” no mercado futuro.

Logicamente, a situação inversa (posição vendida no ativo à vista) é coberta com uma posição comprada ou comprada no mercado futuro.

HFT

Negociação de alta frequência ou HFT é um tipo de negociação avançada que processa um grande número de negociações muito rapidamente usando uma poderosa tecnologia de computação. Ela pode ser usado para identificar o melhor preço para um único pedido grande ou para identificar oportunidades de lucro no mercado em tempo real.

HODL

Gíria cripto para a palavra “hold”. Sua origem pode ser rastreada até uma discussão no fórum onde um entusiasta do Bitcoin errou a palavra “hold” como “hodl”. Desde então, refere-se à estratégia de manter uma criptomoeda específica a longo prazo e não vendê-la, independentemente das condições de mercado e movimentos de preços. É por isso que o termo significa o ato de suportar a volatilidade sem ceder à pressão de venda.


I

ico, glossário de criptomoedas

ICO

Acrônimo para Oferta Inicial de Moedas, uma ICO é um método de captação de recursos em que novos projetos vendem suas criptomoedas locais para investidores. É (mais ou menos) o equivalente ao IPO no mercado de criptomoedas.

Imutabilidade

Imutabilidade refere-se à incapacidade de mudar ou ser mudado. É uma das principais características da tecnologia blockchain e suas ramificações, incluindo empresas como Bitcoin.

Inflação

É o aumento do custo dos bens e serviços em uma economia. Como isso, por sua vez, significa que cada unidade da moeda de uma economia perdeu valor em relação a esses bens e serviços, também é um indicador de desvalorização da moeda. O oposto da inflação é chamado de deflação.

Ocorre quando o custo dos bens e serviços diminui e, portanto, o valor de cada unidade monetária aumenta.

Investidor

É qualquer pessoa ou entidade que aloque capital para um investimento com o objetivo de obter benefícios. No entanto, os investidores geralmente têm uma abordagem diferente em relação aos mercados financeiros do que os traders.

IPC

Significa Índice de Preços ao Consumidor, uma média de vários bens de consumo e serviços que é usado como indicador de inflação. Os movimentos do IPC são normalmente expressos em percentagens, onde os movimentos positivos referem-se à inflação e os negativos à deflação.

Uma parte muito significativa dos poderes de bancos centrais, como o Federal Reserve ou o Banco Central Europeu, está relacionado à manutenção da inflação dentro dos benchmarks estabelecidos. Eles tentam conseguir isso por meio de ajustes na política monetária, como a mudança da taxa básica de juros.

IPO

Quando uma empresa faz um IPO (oferta pública inicial), ela coloca suas ações à venda publicamente. Antes de um IPO, a empresa é definida como “privada” porque suas ações estão disponíveis apenas para investidores iniciais.

Após um IPO, a propriedade das ações se abre para um mercado mais amplo. É por isso que o POV também é conhecido como IPO ou IPO. 


J

taxa de juros, glossário de criptomoedas

Juros

Em economia, o termo juros pode ter várias definições. Em primeiro lugar, pode referir-se ao valor que é cobrado da pessoa que solicita um empréstimo. Pode ser um custo ou um sistema para um investidor obter lucro. Em segundo lugar, pode referir-se ao número de ações de uma empresa detidas por um determinado acionista.


K

KYC

KYC ou Conheça o seu cliente é um processo no qual uma empresa deve verificar a identidade e as informações de antecedentes (endereço, finanças, etc.) de seus clientes. Por exemplo, os regulamentos e leis atuais exigem que os bancos e outras instituições financeiras mantenham e relatem as informações e transações pessoais dos clientes.


L

Ledger

Um registro de transações mantido por instituições financeiras centralizadas e aplicativos financeiros descentralizados. Os dados para cada transação inserida em um livro-razão podem incluir horários, datas, remetentes e destinatários.

Liquidez

É usado em finanças para descrever a facilidade com que um ativo pode ser comprado ou vendido no mercado sem afetar seu preço. Quando há alta demanda por um ativo, há alta liquidez, pois será mais fácil encontrar um comprador (ou vendedor) para aquele ativo.

Long

Refere-se à compra de um ativo com a intenção de aumentar o preço do subjacente. Também é conhecido como “ir longo” ou “abrir uma posição longa”, e isso geralmente é feito por traders com uma visão otimista do mercado.


M

glossário de criptomoedas

Margem

Estes são os fundos necessários para abrir e manter uma posição de negociação alavancada. É a diferença entre o valor total da sua posição e os fundos que foram emprestados a você por um corretor ou provedor de negociação alavancado. Existem dois tipos de margem a considerar ao investir: margem inicial e margem de manutenção.

Margem inicial é o depósito necessário para abrir a posição, muitas vezes chamado de margem de depósito ou simplesmente depósito. Depois de abrir sua posição, pode ser necessário adicionar mais dinheiro se sua negociação começar a incorrer em perdas e seu depósito de margem não puder mais manter a posição aberta.

Se isso acontecer, seu provedor solicitará que você deposite mais fundos em sua conta. Isso é conhecido como uma chamada de margem.

Meta Trader

É uma plataforma de negociação eletrônica amplamente utilizada entre investidores de todo o mundo. É utilizado para realizar transações em Forex, nos principais índices e nos mercados de commodities.

Como a maioria das plataformas de negociação, permite que os investidores visualizem gráficos, obtenham preços em tempo real e façam pedidos com seu corretor.

MIFID

A Diretiva de Mercados de Instrumentos Financeiros (MiFID) foi implementada pela primeira vez em novembro de 2007 para regular a prestação de serviços de investimento por instituições financeiras na UE. Seu principal objetivo é aumentar a concorrência e a proteção do consumidor. 

Mineração

O processo pelo qual blocos ou transações são verificados e adicionados a um blockchain usando um mecanismo de consenso de Proof of Work (PoW). Para verificar um bloco, um minerador deve usar um computador para resolver um problema criptográfico. Uma vez que o computador tenha resolvido o problema, o bloco é considerado “extraído” ou verificado. Nas blockchains Bitcoin ou Ethereum, o primeiro computador a minerar ou verificar o bloco recebe bitcoin ou ether como recompensa.

Moeda

Em cripto, o termo “moeda” se refere a um ativo digital independente de qualquer outra plataforma e tem utilidade como troca de valor. Uma moeda normalmente tem sua própria blockchain, enquanto os tokens não.

Moeda meme ou memecoin

Uma altcoin baseada em um meme, uma espécie de piada interna na forma de uma imagem repetidamente alterada e compartilhada online. Dogecoin é um exemplo de moeda meme.

MTF

Multilateral Trading Facilities ou MTFs oferecem aos investidores e fundos mútuos uma alternativa aos mercados financeiros tradicionais. Eles permitem operar em uma variedade de mercados maior do que a maioria dos mercados financeiros, mesmo com ativos que não possuem mercado oficial.

Os MTFs geralmente assumem a forma de sistemas eletrônicos. Eles são controlados por um comerciante licenciado ou, às vezes, por um banco de investimento. Como em um mercado financeiro, o software é usado para conectar vendedores e compradores o mais rápido possível.


N

Qualquer computador conectado à rede blockchain é chamado de nó. Um nó completo é um computador que pode validar totalmente as transações e baixar todos os dados de uma blockchain específica. Em contrapartida, um nó “leve” não baixa todas as partes dos dados de uma blockchain e usa um processo de validação diferente.

NFT

Ao discutir Tokens Não Fungíveis (NFTs), “fungibilidade” refere-se à capacidade de um objeto ser trocado por outro. Por exemplo, um dólar individual é considerado fungível, pois podemos negociar dólares uns com os outros. As obras de arte geralmente são consideradas não fungíveis, pois pinturas, esculturas ou obras-primas provavelmente serão desiguais em qualidade ou valor. Um token não fungível é um tipo de token que é um ativo digital exclusivo e não possui token igual. Isso contrasta com criptomoedas como o Ethereum, que são fungíveis por natureza.


O

Oferta

É o termo usado para designar a intenção de um investidor de comprar um ativo ou instrumento financeiro de outro investidor ou entidade. O preço de oferta é um dos preços que normalmente são dados na venda de ativos financeiros. Representa o preço pelo qual um ativo pode ser adquirido e, portanto, geralmente é superior ao preço de mercado.

É o oposto do preço de compra e muitas vezes é chamado de preço de venda. O preço de compra (o preço pelo qual um ativo pode ser vendido) é menor que o preço de mercado, e a diferença entre os dois é conhecida como spread. Para obter rentabilidade, os investidores devem levar em consideração o spread: a operação só será lucrativa quando o preço do ativo em questão ultrapassar o preço de venda (em operações longas) ou o preço de compra (em operações curtas).

Opção

Uma opção é um contrato que dá ao seu comprador o direito, mas não a obrigação, de comprar ou vender ativos subjacentes (ações, índices de ações, etc.) a um preço predeterminado (preço de exercício ou exercício), até uma data específica (expiração). Existem dois tipos de opções: call e put. 

OPEP

É a Organização dos Países Exportadores de Petróleo. Foi fundada em 1960 pela Arábia Saudita, Venezuela, Iraque, Irã e Kuwait. Os demais países que aderiram à Opep desde então são Líbia, Emirados Árabes Unidos, Argélia, Nigéria, Equador, Gabão, Angola, Guiné Equatorial e República Democrática do Congo – elevando a adesão da Opep para 14, em janeiro de 2019.

Oráculo

Normalmente, um oráculo é qualquer entidade ou pessoa em quem se confia para relatar o resultado de um evento. Em uma rede blockchain, um oráculo (humano ou máquina) ajuda a comunicar dados a um contrato inteligente que pode ser usado para verificar um evento ou resultado específico.

Ordem

Na negociação, uma ordem é uma solicitação enviada a um corretor ou plataforma de negociação para investir em um instrumento financeiro.

Ordem limite

É uma instrução dada para que uma negociação seja executada em um nível mais favorável que o preço de mercado atual. Existem duas variedades de ordens limitadas: ordens de entrada (que são para abrir uma posição) e ordens de fechamento (que são para encerrar uma posição aberta).

As ordens limitadas permitem que você especifique o preço mínimo pelo qual deseja vender ou o preço máximo pelo qual deseja comprar. Se você deseja abrir uma ordem para comprar ou vender um ativo a um preço menos favorável que o preço de mercado atual, você pode usar uma ordem stop.

Ordem mercado

É uma instrução de um investidor para seu corretor para executar uma negociação imediatamente ao melhor preço disponível. As ordens mercado geralmente são executadas muito rapidamente, desde que haja liquidez suficiente no mercado. Quando uma ordem de mercado é executada, diz-se que sua ordem foi executada. 

OTC

A negociação OTC, ou negociação de balcão, refere-se a um tipo de negociação que não ocorre de maneira regular (envolvendo livros de ordens) em uma bolsa. Em vez disso, a maioria das negociações OTC são diretamente entre duas partes, geralmente facilitadas por uma troca.

A negociação OTC é menos regulamentada do que a negociação regular, o que cria uma série de oportunidades, bem como alguns riscos que você precisa estar ciente.


P

P2P ou peer-to-peer

P2P refere-se a interações que acontecem entre duas partes, geralmente dois indivíduos separados. Uma rede P2P pode ser qualquer número de indivíduos. Em relação a uma rede blockchain, os indivíduos são capazes de realizar transações ou interagir uns com os outros sem depender de um intermediário ou ponto único de falha.

Paridade

O uso mais comum da paridade é no mercado de câmbio, onde se refere ao ponto em que duas moedas têm o mesmo valor. Isso significa que a taxa de câmbio entre as duas moedas é exatamente 1/1.

Portfólio

Portfólio refere-se a um grupo de ativos detidos por um investidor ou uma empresa de investimento. Os ativos em uma carteira de investimentos podem ser de vários tipos: por exemplo, ações, títulos, commodities ou derivativos. 

Proof of Work

Comumente escrito como PoW, este é um mecanismo de consenso empregado por muitas blockchains para provar que os mineradores fizeram o trabalho computacional para adivinhar o hash de 64 caracteres necessário para adicionar um bloco à blockchain. A transmissão da solução permite que outros nós verifiquem rapidamente se seu hash está correto e se você realizou o trabalho necessário para obtê-lo.

Proof of Stake

Comumente escrito como PoS, este é um mecanismo de consenso empregado por algumas blockchains que exige que os verificadores bloqueiem uma certa quantidade de criptomoeda para ganhar a chance de adicionar novos blocos a uma blockchain. Quanto mais moedas você depositar, maiores serão suas chances de se tornar um validador. Se você gastar seu caminho para a posição para aprovar deliberadamente uma transação fraudulenta, corre o risco de perder suas moedas, fornecendo um forte desincentivo à trapaça.

Pull-back

Também conhecido como desaceleração, é uma queda temporária ou breve reversão na tendência predominante de um ativo. O termo às vezes é usado de forma intercambiável com “recuo” ou “consolidação”.

No entanto, um recuo não deve ser confundido com uma reversão de tendência, que é um movimento mais permanente contra a tendência predominante.

Pump

Movimento ascendente de preço em um ativo. 


Q

Quantitative Easing

É chamado de flexibilização quantitativa (QE) ou expansão quantitativa da política monetária, que visa estabelecer taxas de juros mais baixas e aumentar a oferta de moeda. Esses tipos de programas econômicos viram seu perfil e uso aumentar após a crise financeira de 2008 e a recessão subsequente.

A flexibilização quantitativa, ou QE, é frequentemente usada para estimular uma economia quando as políticas econômicas convencionais não são mais eficazes, por exemplo, quando as taxas de juros estão em zero ou muito próximas de zero.


R

roi, glossário de criptomoedas

Resistência

É o ponto em um gráfico de preços onde a inclinação esmagadora para vender um ativo dificulta a trajetória ascendente do preço. Se o preço de mercado se aproximar do nível de resistência, os investidores podem optar por fechar suas posições e obter lucros, em vez de arriscar a queda do preço.

O significado do nível de resistência vem da psicologia do mercado e do comportamento do investidor, pois indica quando um ativo atingiu um nível de preço que os participantes do mercado estão relutantes em exceder (ou seja, há resistência do mercado).

Rendimento

É o rendimento obtido de um investimento, na maioria dos casos na forma de pagamento de juros ou dividendos. O rendimento é uma das maneiras pelas quais um investimento pode gerar dinheiro para o investidor, e a outra é a venda do ativo. Na maioria dos casos, o rendimento é expresso como uma porcentagem anual do valor do investimento original ou seu valor de mercado atual.

Reversão de tendência

É uma mudança de direção nos movimentos de preços de um ativo: ocorre quando uma tendência de alta (ou um rally) se transforma em uma tendência de queda (uma correção) ou vice-versa.

O oposto de uma reversão de tendência é uma continuação, que é quando o preço do ativo mantém a tendência. Isso geralmente envolve um movimento além dos níveis de suporte ou resistência.

Rollups

Rollups (pronuncia-se “roll ups”) são um elemento no conjunto de ferramentas e infraestrutura que está sendo construída como Camada 2, as soluções de dimensionamento para a rede Ethereum. Consistem, em geral, em soluções em que os dados da transação ainda são mantidos na Camada 1, a rede Ethereum original, enquanto a computação da transação ocorre em uma rede lateral, liberando poder computacional na Camada. Existem diferentes maneiras de abordar esse problema do ponto de vista técnico, a saber, Zero Knowledge, ou ZK, rollups e rollups otimistas.

RoR

É a perda ou lucro que um investimento gera durante um determinado período de tempo, expresso como uma porcentagem do custo inicial do investimento. Uma taxa de retorno positiva implica que a posição obteve lucro, enquanto uma taxa de retorno negativa implica uma perda. Você ganhará uma taxa de retorno sobre qualquer investimento que fizer.


S

staking

Satoshi  

É a menor unidade em que um bitcoin pode ser dividido, conforme definido pelo protocolo Bitcoin. Um Satoshi equivale a um centésimo milionésimo de um BTC (0,00000001 BTC).

Satoshi Nakamoto

Satoshi Nakamoto é o criador evasivo e pseudônimo do Bitcoin, a primeira e maior criptomoeda do mundo.

Scalping

No campo dos investimentos, o scalping é a ação de abrir e fechar uma posição em um tempo muito curto, com o objetivo de lucrar com movimentos de preços muito pequenos. Os investidores que realizam essa tática são chamados de scalpers e costumam realizar muitas operações desse tipo todos os dias.

A teoria por trás do scalping é que pequenos movimentos de preços são mais fáceis de prever do que grandes.

SEC

Significa a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos. É um órgão da administração norte-americana que regula os mercados e protege os investidores nos Estados Unidos, além de supervisionar fusões e absorções.

Fundada em 1934, a SEC é responsável por fazer cumprir as leis norte-americanas sobre a negociação de valores mobiliários (ativos financeiros), manter mercados transparentes e eficientes, garantir que os investidores não sejam abusados ​​e contribuir para o bom funcionamento da economia.

SegWit

Vem de Segregated Witness (testemunha separada). Uma melhoria tecnológica para tornar as transações mais eficientes. 

Shitcoin

Refere-se a todas aquelas criptomoedas inúteis que existem no mercado. Criptomoedas que foram criadas sem um propósito definido, oferecidas a preços especulativos ou simplesmente sem nenhum caso de uso.

Slippage

É o termo que define a situação em que o preço pelo qual sua ordem é executada não corresponde ao preço pelo qual foi solicitada. É quando o mercado se move contra sua negociação e, no tempo que leva para sua corretora processar a ordem, o preço original não está mais disponível.

Spread

Em finanças, um spread é a diferença de preço entre os preços declarados de compra (oferta) e venda (lance) de um ativo. O spread é uma parte fundamental da negociação de CFD, pois é a forma como o preço desses derivativos é estabelecido.

Muitos corretores, formadores de mercado e outros provedores cobram seus preços como um spread. O preço de compra de um ativo de spread será sempre superior ao do mercado subjacente, enquanto o preço de venda será sempre ligeiramente inferior ao mercado subjacente. 

Stablecoins

Stablecoins são ativos digitais projetados para atrelar seu valor de mercado a outro ativo, como uma moeda fiduciária. Por exemplo, uma stablecoin atrelada ao dólar, como USDT ou USDC, sempre deve custar US$ 1, independentemente da volatilidade do mercado.

Staking

O staking de tokens ou moeda carrega o significado tradicional de reservar moeda para um propósito determinado. No entanto, o staking pode acontecer em vários locais com efeitos diferentes. Por exemplo, em exchanges descentralizadas (DEXs), não há autoridade centralizada ou banco colocando os fundos para permitir que as transferências aconteçam entre as partes; em vez disso, as partes entre si devem estabelecer pools de liquidez para facilitar os swaps. Nesse contexto, alguém pode bloquear tokens em um pool de liquidez, geralmente por uma taxa de retorno prometida em troca do uso de seus tokens, com a opção de retirar seus tokens posteriormente.

Stop loss

Stop-loss é uma instrução para fechar uma negociação quando o preço cai para um nível específico que é menos favorável que o preço atual. Isso significa comprar se o mercado atingir um preço mais alto especificado ou vender se atingir um preço mais baixo especificado.

Quando o sufixo “perda” é adicionado, refere-se ao fechamento de uma posição perdedora, neste caso sendo uma ferramenta de gerenciamento de risco. Um stop pode ser executado com slippage dependendo das condições de liquidez do mercado. 

Suporte

Como regra geral, os mercados não permitem que o preço do ativo caia abaixo de seu nível de suporte. Em tese, há investidores dispostos a comprar e, como consequência, o preço do ativo voltará a subir. Este é o conceito oposto do nível de resistência, que é o ponto em que o mercado parece relutante em permitir que o preço do ativo suba ainda mais.

Se um ativo cair abaixo de seu nível de suporte, esse nível é suprimido – e um novo nível de suporte terá que ser identificado – ou eventualmente confirmado, no caso de um grande número de investidores intervir e comprar o ativo.


T

me, glossário

Taxa de juros

É o valor que um credor cobra do mutuário pelo empréstimo de um ativo e geralmente é expresso como uma porcentagem do valor emprestado. O percentual geralmente se refere ao valor que é pago a cada ano (é o que se chama de taxa anual), mas pode ser usado para outros pagamentos mais ou menos periódicos.

Os juros podem ser simples ou compostos. Os juros simples são derivados apenas do empréstimo original (chamado de principal) e os juros compostos são calculados a partir do principal mais os juros acumulados ao longo do empréstimo. Assim, se um empréstimo de 100 reais tiver juros compostos de 5%, ao fim de um ano os juros serão de 5% sobre 105 reais (os 100 reais originais mais os 5 reais de juros vencidos).

Taxa de transação

Uma pequena taxa imposta a algumas transações enviadas por uma rede blockchain. A taxa de transação é concedida ao minerador que fizer o hash com sucesso do bloco que contém a transação relevante.

Testnet

É uma rede de testes, uma alternativa que os desenvolvedores de blockchain usam para testar aplicativos em um ambiente quase ao vivo.

Títulos

Os títulos são uma forma de investimento financeiro que consiste em emprestar dinheiro a uma instituição por um determinado período de tempo. Eles geralmente podem assumir duas formas: títulos corporativos e títulos do governo, dependendo do tipo de organização para a qual o empréstimo é feito.

Token 

Uma criptomoeda individual. Especificamente, é uma maneira de se referir a uma criptomoeda que é executada em uma blockchain específica. Por exemplo, o ETH é um token na blockchain Ethereum.

Tom-next

É a abreviação de “Tomorrow-Next day”, que é uma transação Forex de curto prazo que permite aos investidores comprar e vender uma moeda simultaneamente em dois dias úteis diferentes: amanhã e no dia seguinte.

O objetivo do tom-next é evitar que os investidores tenham que receber a entrega física de moedas e manter suas posições de Forex abertas durante a noite. Tal como acontece com as commodities, as negociações de Forex normalmente terminam com o investidor recebendo o ativo que ele negociou. No Forex, o dia de entrega esperado é dois dias após qualquer negociação (conhecida como data de negociação à vista), mas você pode usar tom-next para estender a negociação além dessa data.

Trade

Trade ou negociar é basicamente especular nos mercados financeiros com o objetivo de gerar retornos ao longo do tempo. Ao contrário de um “investimento”, a negociação é mais de curto prazo; semanas, dias, horas e até minutos. Você pode negociar em diferentes ativos, como moedas, commodities, ações ou futuros, entre outros.

Trustless

‘Trustless’ é um termo muito usado na web descentralizada, e merece alguma explicação. Tradicionalmente, chamar algo de ‘sem confiança’ soaria como algo negativo. No contexto da tecnologia descentralizada, tem um significado mais técnico: como todos têm uma cópia do livro-razão de todas as transações já executadas, não há necessidade de um repositório de ‘verdade’ de terceiros em quem reside a confiança. 

Não dependemos de algum servidor centralizado em algum lugar que possa ser invadido ou alterado arbitrariamente; qualquer pessoa pode verificar as transações por conta própria. De certa forma, as regras e garantias incorporadas à blockchain fornecem a base para uma maior confiança, porque o sistema funciona da mesma forma para todos.


U


V

glossário

Validador

Um participante do consenso de Proof of Stake (PoS). Na Beacon Chain, os validadores precisam fazer staking de 32 ETH, ou seja, enviar uma espécie de depósito de segurança, para serem incluídos no conjunto de validadores.

Valor em Risco (VaR)

Valor em risco é uma medida usada para avaliar o risco financeiro de uma empresa, carteira de investimentos ou posição aberta durante um período de tempo. O VaR estima o potencial de perda e a probabilidade de sua ocorrência. 

Vitalik Buterin

Ele é um programador e escritor russo, conhecido principalmente por ser o cofundador e líder do Ethereum e o cofundador da Bitcoin Magazine. 

Volatilidade 

Uma condição de mercado na qual os preços sobem e descem com frequência e imprevisibilidade.

Volume 

A quantidade total de moeda sendo negociada no mercado aberto em um determinado momento. Nos mercados de criptomoedas, o volume é normalmente referenciado em um período de 24 horas.

VWAP

É a abreviação de “Volume Weighted Average Price”, que é uma ferramenta de análise técnica que mostra a relação entre o preço de um ativo e seu volume total de negociação. Ele fornece aos comerciantes e investidores uma medida do preço médio pelo qual um título está sendo negociado em um determinado período de tempo.

O VWAP é comumente usado como benchmark por investidores que desejam ser mais passivos no mercado (geralmente com fundos de pensão e fundos mútuos) e investidores que desejam ter certeza se um título foi comprado ou vendido a um bom preço.


W

Wallet

Crypto wallet, wallet de criptomoedas ou simplesmente wallet é a denominação em inglês para carteira de criptomoedas.

Web3 / Web 3.0

Web3, ou Web 3.0, são termos usados ​​como sinônimos de “web descentralizada” e são frequentemente usados ​​para se referir, amplamente, à blockchain e aos ecossistemas de tecnologia descentralizada como um todo.

Whitepaper

Um documento técnico lançado juntamente com novos projetos de criptomoedas que explica como o sistema funciona.


X


Y

Yearn Finance

O Yearn Finance é um conjunto de produtos DeFi que os investidores podem usar para otimizar seus ganhos por meio de empréstimos e negociações.

Yield Farming

A yield farming refere-se à prática de investir criptomoedas em finanças descentralizadas para ganhar juros.


Z

ZK-Snarks

Significa “Argumento Não Interativo Sucinto de Conhecimento Zero”. Simplificando, ele permite que você prove que possui certas informações sem realmente revelar as informações.

Melhores plataformas de criptomoedas | Abril de 2024

Trusted

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e com o objetivo único de informar. Qualquer atitude tomada pelo usuário a partir das informações veiculadas no site é de sua inteira responsabilidade.
Na seção Aprender, nossa prioridade é fornecer informações de alta qualidade. Nós tomamos o tempo necessário para identificar, pesquisar e produzir conteúdo que seja útil para nossos leitores.
Para manter esse padrão e continuar a criar um conteúdo de excelência, nossos parceiros podem nos recompensar com uma comissão por menções em nossos artigos. No entanto, essas comissões não afetam o processo de criação de conteúdo imparcial, honesto e útil.

Airi-Chaves-2.png
Airí Chaves
Com formação em marketing pela Universidade Estácio de Sá e um mestrado em liderança estratégica pela Unini, escreve para diversos meios do mercado de criptomoedas desde 2017. Como parte da equipe do BeInCrypto, contribuiu com quase 500 artigos, oferecendo análises profundas sobre criptomoedas, exchanges e ferramentas do setor. Sua missão é educar e informar, simplificando temas complexos para que sejam acessíveis a todos. Com um histórico de escrita para renomadas exchanges brasileiras,...
READ FULL BIO